“ Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.” ( Salmos 122:1)
O versículo acima, mostra-nos muito bem como devemos ser ao irmos à igreja oferecer nosso culto a Deus.
Temos que nos alegrar, vamos adorar Aquele que é digno de toda honra, glória e louvor.
Ir a igreja não é somente um passeio ou uma opção pelo fato de não ter nada pra fazer no dia. Nós vamos a igreja porque lá encontramos a verdadeira felicidade. Lá aprendemos mais sobre Jesus Cristo, lá vivemos em comunhão com os irmãos.
Ir à igreja não é algo tão fácil para algumas pessoas, antes do culto muitos imprevistos acontecem, compromissos surgem, parentes de longe que chegam, enfim.
Não devemos ir à igreja de qualquer maneira, devemos estar alegres, dispostos a adorar ao Senhor na beleza de Sua santidade.
Muita gente diz: Ir à igreja pra que? O que faço lá posso fazer em casa.
Todos os argumentos levantados sobre ir ou não à igreja, são derrubados com o versículo a seguir:
“ E considerando-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e as boas obras. Não deixando a nossa congregação como é de costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10: 24-25)
Ir à igreja, estar em comunhão com os membros e compartilhar vitórias e derrotas é uma boa forma de fortalecer a fé.
“ UMA BRASA FORA DO FOGO SE ESFRIA E APAGA.”
Devemos ir à igreja para contemplá-lo. Contemplar sua salvação, sua bondade, sua beleza, sua magnitude.
E como fazê-lo? Louvando-O, expressando o que Ele tem feito por nós e relembrando o que já realizou por nós na cruz.
Não vamos para uma ação impensada e insensata, vamos com um propósito definido: meditar juntos sobre o que Senhor fez e quem Ele é, para que o contemplemos com mais propriedade e entendimento.
Você não sabe o porque ir à igreja? Vá para contemplar ao Deus maravilhoso que te criou e te ama e vá para meditar em todos os seus feitos e maravilhas.
“Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.” (Salmos 27:4)
Podemos ter certeza de que a frequência aos cultos é valiosa simplesmente porque Deus a exige. A palavra igreja no grego significa “assembleia” ou congregação. Ela envolve, por definição, uma reunião. Não é possível haver igreja sem uma assembleia.
Primeiramente, a frequência à igreja é valiosa porque ela nos ajuda.
Ir à igreja nos ajuda a manter a perspectiva corretada vida. Ela nos faz lembrar que a vida é mais do que o material e que servir a Deus é a coisa mais importante do mundo, e ela nos ajuda a constatar exatamente onde estamos em relação a Deus.
Ela também proporciona um momento de tranquilidade para retomarmos nossa direção. Assim como os homens olham para as estrelas para confirmarem onde estão, a igreja proporciona um tempo para olharmos para Deus para verificarmos onde estamos.
A igreja nos ajuda a crescer espiritualmente. O crescimento espiritual é essencial (2 Pedro 3:18).Mas não podemos crescer espiritualmente sem a palavra de Deus. Ela é “o genuíno leite espiritual” pelo qual nos é “dado crescimento para salvação” (I Pedro 2:2).
Assim como um pai gosta de ouvir seus filhos expressarem amor por ele, com certeza, Deus quer ouvir Seus filhos expressarem amor por Ele. E é isto que fazemos quando cantamos,oramos, estudamos a biblia, tomamos a comunhão e ofertamos. Estamos dizendo ao nosso Pai celestial: “Eu Te amo”.
Quando adoramos a Deus, não estamos satisfazendo apenas uma necessidade do nosso interior e o desejo de Deus por verdadeiros adoradores, também estamos agradando a Ele.
Se você ainda está se perguntando: “Eu tenho de ir à igreja?”, aqui estão algumas passagens bíblicas para você ponderar e algumas perguntas para você responder:
Mateus 6:33—“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Quando chega a hora do culto de adoração, como podemos fazer outra coisa e ainda colocar o Seu reino em primeiro lugar?
Efésios 5:16—“Remindo o tempo, porque os dias são maus.”
Não estamos “aproveitando ao máximo”o nosso tempo quando nos reunimos para estudar a Palavra de Deus e adorá-lo?
Marcos 12:30—“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma,de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”
Devemos amar a Deus com tudo—mas nãoestamos retendo uma parte de nós dEle quando deixamos deliberadamente de congregar?
Romanos 12—“…apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus,que é o vosso culto racional.”
Somos um sacrifício vivo se negligenciamos deliberadamente as reuniões para adorarmos juntos a Deus?
1 Coríntios 15:58—“…sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor,sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”
Es
tamos sendo sempre abundantes na obrado Senhor quando frequentamos a igreja apenas de vez em quando?
Que Deus nos ajude a entender, viver e por em pratica a sua Palavra, fazendo isso estaremos oferecendo um culto racional.
Um abraço.
Gisele Rocetti