quinta-feira, 16 de julho de 2009

Relacionamento na FAMÍLIA!

Graça e Paz!

Ontem ouvi uma mensagem sobre relacionamento familiar e resolvi escrever um pouco sobre o que me chamou a atenção.

Com o aumento da tecnologia, o homem tem mudados seus valores e isso causa sérias preocupações para a sociedade mundial. A propagação da Internet e de novas tecnologias cada vez mais interativas, nos últimos anos, têm gerado problemas individuais e sociais que antes não existiam.
As pessoas, principalmente os jovens passam muito mais tempo em frente ao computador do que conversando pessoalmente com seus amigos e familiares.

O homem está muito mais próximo da máquina, do que de seus semelhantes.

É preocupante o aumento dessa ligação cada vez mais forte, entre o homem e o computador, pois isso tem mudado negativamente o comportamento das pessoas. As pessoas gastam cada vez mais tempo com o computador do que com outros humanos.

Esse aumento da tecnologia tem quebrado os laços familiares. Não estou dizendo que o avanço tecnológico seja ruim, muito ao contrário acho espetacular, porém devemos analisar que tipo de pessoas estamos nos tornando.

O desafio de cristãos é não permitir que qualquer coisa ocupe o primeiro lugar diante do Reino de Deus. Isto pressupõe a capacidade de avaliar, decidir e optar.

Quanto tempo em casa se gasta diariamente diante do computador? Quais são as atividades que foram sacrificadas para que este tempo pudesse estar disponível? Foi o tempo de estar ao redor da mesa de jantar ou da conversa diária entre o casal que cedeu espaço para pesquisar a bolsa de valores ou fazer os joguinhos de distração? Foi o tempo que você pai deixou de dedicar a seu filho? Foi o tempo de você esposa se dedicar ao seu lar?

Lembrando-me da infância, eu brincava de pega pega, esconde esconde, elefantinho colorido, banco imobiliário, quebra cabeça, stop, etc.....reparem, jogos que de alguma forma eu usava meu raciocínio ou fazia algum tipo de esforço físico.

Hoje as crianças brincam de video game, jogam na internet, ganham celulares!

"Perderam" o contato tet a tet com seus amigos reais.

Os pais vivem na ânsia de conseguir mais e mais, o capitalismo tem consumido o tempo das pessoas e com isso, os valores familiares tem sido banido até mesmo nos lares cristãos.

Governe seu tempo!
Passe mais tempo com sua família!
Pais brinquem mais com seus filhos!
Filhos passem mais tempo com seus pais e amigos!

Que DEUS possa dar o discernimento necessário para cada um.

Abraços

Gisele Rocetti

Um comentário:

Eduardo disse...

Olá Gi,

Acabei de ler seu post e concordo com o que você escreveu. Infelizmente nossa "Era Digital" tem tido como efeito colateral este distanciamento entre as pessoas; E mais, para os Cristãos tem sido mais sério pois alguns vivem até um distanciamento de Deus.

As máquinas dos mais variados tipos e modelos, têm assumido um espaço importante nas nossas vidas, têm ocupado um tempo preciso de nossas horas diárias, espaço e tempo que deveriam ser dedicados a Deus em primeiro lugar, e aos que convivem conosco, digo isso justamente porque também tenho sofrido as consequências desse efeito na minha vida.

Sei que pode ser difícil reverter tal tendência, principalmente para pessoas que como eu trabalham na área de tecnologia da informação e precisam desenvolver um dialogo por mais de 8-9 horas seguidas com as máquinas, mais é preciso tentar, se esforçar, empenhar-se em trocar as máquinas pelas pessoas; Estou neste processo, trilhando este caminho de volta à normalidade.
Que Deus nos ajude.

em Cristo

Eduardo Neves