sábado, 15 de agosto de 2009

Quando você tem medo do futuro


Terminei de ler o livro ( ELE ainda remove pedras – Max Lucado ), e vou compartilhar com vocês hoje um pouquinho sobre o que aprendi lendo o capítulo 17).

“ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.” (Hebreus 11:1)

A expectativa sobre o futuro é um sentimento comum, quase inerente ao ser humano. Claro que ninguém gosta de caminhar na escuridão, mas é nela que andamos; e é assustador caminhar por onde não podemos ver.
Somos totalmente cegos perante o futuro. Nossa visão está limitada ao presente.
O futuro pertence a Deus – isso quer dizer que não nos cabe saber o amanhã, e, sim, viver cada dia confiando na provisão do Senhor.

Quem se lembra da história de Jairo? Ele tinha tudo, pois era líder da sinagoga (naquela época, era o homem mais importante de sua comunidade), e mesmo tendo tudo, ele pediu. Acredito que ele trocaria tudo o que tinha, pela certeza de que sua filha viveria.

Jairo caiu aos pés de Jesus dizendo: “ Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.” (Marcos 5:23).

Ele simplesmente implora!

Muitas vezes não temos nada a oferecer comparado a aquilo que estamos pedindo. Mas assim como Jairo não conhecia o futuro, nós também não conhecemos, porém JESUS conhece.

Se as circunstâncias te fazem desanimar, ou até mesmo pessoas te dizem que não vale a pena continuar buscando porque não há mais solução, com Jairo também foi assim, volte-se para o versículo 35: ....” A tua filha está morta, para que enfadas mais o mestre?....”

Ignore aqueles que dizem que é tarde demais para começar de novo. Uma frase desse livro me chamou a atenção: “ Há momentos que a fé se inicia colocando algodão nos ouvidos.”

Perante aquela situação, qual foi a posição de Jesus em relação as coisas que as pessoas falaram? Jesus voltou-se imediatamente a Jairo e disse: ...” Não temas, crê somente...” (Vers. 36).

Não limite suas possibilidades as visível, ao audível. Não seja controlado pela lógica. Acredite que existe muito mais na sua vida do que aquilo que você pode ver com os olhos.

Jesus nos convida a crer Nele!

Jairo optou a não viver pelos fatos, mas sim viver pela fé!

O presente vivido na presença de Deus aponta para um futuro promissor. As coisas não acontecem como um toque de mágica, e, sim, com muita oração e ações. O futuro de Deus não segue a mesma linha de tempo que conhecemos. Creia e você verá a glória de Deus em sua vida! Jamais se esqueça que, sem fé é impossível agradar a Deus.

Talvez você esteja vivendo o oposto do que plantou; mas espere com paciência, confiantemente no Senhor, porque ele é fiel e nunca se esquece de nós, assim como está escrito em Isaías 49:15 ...” Pode uma mulher esquecer-se de seu filho que cria e não se compadeça dele? Mais ainda que esta se esquecesse, eu todavia, não me esquecerei de ti....”

Trabalhe o presente com vistas ao futuro, mas não se deixe escravizar pela ansiedade do porvir. O futuro pertence a Deus. Viva bem a vida. Conquiste o futuro. Viva o presente!

Fiquem na PAZ!!!

Gisele Rocetti

Um comentário:

Unknown disse...

É verdade Gi, a ansiedade tem feito muitas vítimas ultimamente.

Desconhecer o futuro no traz uma insegurança e um medo terrível pois a sensação que temos é de total descontrole da nossa vida. Precisamos sentir o controle da situação, queremos mandar no nosso próprio nariz, levar nossa vida por caminhos que achamos corretos, mas quando dependemos de Deus, esse controle passa a ser dEle, e isso nos assusta.

Esse texto acerca de Jairo é um exemplo de que mesmo em situações adversas não há o que temer quando dependemos/permanecemos em Deus.
Eu observo que desde o principio dessa narrativa Jairo mostrou seu problema para Jesus entretanto Jesus não mostrou nenhuma reação, não diz uma palavra, imagino que haviam outras pessoas com quem Jesus estava se relacionando naquele instante e Jairo fica meio que em segundo plano, mas nem por isso Jairo se irrita e vira as costas para Jesus. Essa atitude de Jairo eu considero como sendo tão importante quanto a fé que ele depositou em Cristo, pois podemos ter fé que Ele pode fazer algo, mas não ter paciência para esperar pela resposta.

Infelizmente isso tem acontecido com muita freqüência nos dias de hoje, muitas pessoas crêem em Jesus, mas não sabem esperar nEle até que a resposta venha, são incapazes de dependerem de Deus demonstrando que ainda têm o domínio sobre suas vidas. Essa passagem nos ensina a esperar no Senhor, e mais que isso, ela nos ensina o comportamento que devemos ter quando estamos na dependência de Deus.

Jairo continua esperando a resposta, ele expõe seu problema, fala de sua filha moribunda mas não escuta uma palavra do Mestre. Ele mostra sua dificuldade, implora a ajuda de Jesus mas não recebe atenção; No entanto ele continua lá, na presença e dependência do Senhor. Parece que vejo, Jairo envolta de Jesus esperando por uma resposta enquanto no mesmo momento outras pessoas vem até o Mestre e tão logo se aproximam de Jesus já são de pronto atendidas, curadas e libertas, mas Jairo continua mantendo sua esperança.

Essa é uma grande lição para cada um de nos que fazemos parte de uma geração “Fast-Food”; Somos imediatistas e impacientes, o silêncio de Jesus nos incomoda, nos leva a dúvidar de que Ele tem o controle de todas as coisas, de que nosso futuro por Ele é garantido, e por conta disso passamos a agir por nossa conta e na grande maioria das vezes assumimos um prejuízo enorme por tentarmos dar uma mãozinha para o Soberano Criador.

O silencio de Cristo não significa de maneira alguma que Ele esta indiferente com nossa situação, com nossos anseios, significa que existe um tempo determinado por Ele para que todas as coisas aconteçam:

“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

Jesus não estava ignorando Jairo, mas havia o momento certo para que Jesus viesse a agir na vida dele. Jesus não esta ignorando você, nem tão pouco fazendo caso do seu problema, sonho, projeto. Ele cuida de você, Ele se importa com sua vida, ele quer e vai resolver essa situação, mas é necessário que você espere um pouquinho mais, ainda não é o tempo determinado por Deus para que Jesus te de a solução.
O salmista diz: “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Sl 40:1

Espere, só mais um pouquinho, não importa as circunstancias permaneça no Senhor, não se desespere, não tome o controle de sua vida das mãos de Jesus porque daqui a pouco ele te dirá: “Não temas, crê somente”

Esperando nEle,
Eduardo Neves